Série “UNIFEI em tempos de expansão” – Projeto CTH e o segmento da defesa.

unifei em tempos de expansaoO relatório contendo o diagnóstico sobre a base industrial de defesa brasileira, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), mostrou que o crescimento econômico brasileiro da segunda metade da década de 2000 ampliou a capacidade de investimento do Estado nas em diversas áreas, incluindo a defesa. Segundo o relatório isso ocorreu devido a um cenário internacional extremamente favorável e a vigorosa expansão do mercado interno. Outro fator determinante foi à consolidação de uma política externa baseada em uma liderança internacional emergente, tanto no aspecto econômico quanto político.

Com o  dinamismo econômico e uma política externa mais ativa, o orçamento destinado à defesa nacional apresentou uma expansão superior ao Produto Interno Bruto (PIB) que a soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil. Enquanto o PIB expandiu 16% entre 2006 e 2009, os investimentos realizados pelo Ministério da Defesa foi de 77%, passando de R$ 2,6 bilhões para R$ 4,7 bilhões. É neste cenário extremante favorável que surge o projeto CTH, Centro de Tecnologias para Helicópteros especializado em asas rotativas.

Dentre as instituições que assinaram a carta de intenções para participar do projeto estão a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais- FAPEMIG, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa e a da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (SECTES). Na sexta matéria da série especial “UNIFEI em Tempos de Expansão” você vai saber tudo sobre o projeto CTH e sua importância no cenário nacional e internacional. OUÇA A MATÉRIA  AQUI

Essa série especial tem produção, edição e apresentação de Nilcéia Fraissat e Nicole Gomes.

Ouça também:

Avanços na Graduação, Pós-graduação e Pesquisa

Parque Cientifico e Tecnológico de Itajubá

Planejamento Estratégico Institucional

Avanços na inovação e no empreendedorismo

UNIFEI no Brasil e no mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s