Série “UNIFEI em tempos de expansão” – Parque Cientifico e Tecnológico de Itajubá

Na segunda matéria da serie “UNIFEI em Tempos de Expansão” você vai saber tudo sobre a implantação do Parque cientifico e tecnológico de Itajubá. Um projeto que tem por objetivo ser um importante elemento de desenvolvimento económico e cientifico da região. Além de gerar riquezas para a comunidade local, o parque tem por objetivo ampliar a cultura da inovação e do empreendedorismo.

Segundo informações do estudo da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, o Brasil possui cerca de 80 empreendimentos do gênero. Eles estão nos estágios de operação, implantação e projeto, sendo a região Sudeste a que apresenta o maior número de parques em fase de projeto. De acordo com o relatório, até o ano de 2008 cerca de 520 empresas estavam em operação nos parques brasileiros, gerando aproximadamente R$ 1 bilhão de reais. Diante dessas possibilidades o Governo de Minas, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) desenvolveu o programa para “Implantação de Parques Tecnológicos”. O objetivo é tornar o estado um ambiente de inovação tecnológica e aumentar a competitividade empresarial.

Neste contexto, Itajubá tinha todos os pré-requisitos necessários para à instalação do Parque. Uma universidade de peso capaz de gerar pesquisa e invasões tecnológicas, o apoio e a participação ativa da prefeitura e empresas inovadoras mediante mecanismos de incubação.

As vitórias, os obstáculos e os desafios enfrentados para a instalação do parque científico e tecnológico de Itajubá você confere agora na serie “UNIFEI em tempos de expansão” que tem produção e apresentação de Nilcéia Fraissat e Nicole Gomes. Ouça a matéria aqui.

Ouça também a 1ª matéria da série: Avanços na Graduação, Pós-graduação e Pesquisa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s