PROSA CABEÇA – Até que ponto as emoções afetam a saúde física?

O programa “Prosa Cabeça” desta semana aborda a influência das emoções na saúde física do ser humano. Emoções negativas e positivas causam diversas reações no organismo, como sudorese, taquicardia, elevação da pressão arterial, entre outras. Quando a pessoa tem dificuldade em retomar seu cotidiano essas reações podem induzir o surgimento de diversos problemas de saúde. O psiquiatra Aidê Fernandes revela que a mágoa e a raiva são os maiores causadores de patologias, e que o bom humor ajuda a melhorar a saúde.

O programa aborda ainda a questão psicológica na vida das mulheres que não conseguem engravidar. Segundo o psiquiatra, as emoções podem alterar os hormônios e até a capacidade do útero de receber o óvulo. Cobrança social, feminilidade e o papel do homem neste processo também são abordados neste programa.

Por fim, o “Prosa Cabeça” aborda o processo de auto sabotagem e a importância de se tratar manias como as de roer as unhas, morder a boca, arrancar e até comer fios de cabelo. Ouça aqui o programa completo e saiba mais sobre a influência das emoções na saúde física.

 

Ouça também:

A importância e as consequências da medicalização infantil

Entre o medo e o vício, como lidar com a necessidade de se medicar?

Como administrar uma amizade colorida?

Participe, opine, dê sugestões pelo e-mail: prosacabeca@yahoo.com.br. Acesse também a página do programa no Facebook. Prosa Cabeça vai ao ar pela AM 1570 KHz todas as terças, quintas e domingos às 15h com reapresentação às 22h30. Ouça ao vivo online pelohttp://www.unifei.edu.br/radio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s