II SETES apresentou caminhos para a realização de construções efetivamente sustentáveis

Bruno Casagrande, da Fundação Vanzolini, durante palestra sobre processos de certificação

Sustentabilidade, eficiência energética, processos de certificação e os atuais dilemas da construção civil foram alguns dos temas abordados no segundo Seminário de Tecnologias e Edificações Sustentáveis (SETES). Promovido pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) juntamente com o Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAECI) o evento teve dois dias de programação, envolvendo alunos, professores e profissionais da área.

Na quarta-feira, dia 17, o Centro de ComVivência da UNIFEI recebeu a competição de pontes de macarrão, e na quinta-feira, dia 18 uma série de palestras movimentou o auditório Prof. Luiz Goulart de Azevedo (BIM).

Segundo a Prof. Dra. Maria Rachel Russo Seydell, uma das coordenadoras do evento, os palestrantes convidados são profissionais que trabalham na área de construção civil focados na preocupação com o meio ambiente. Eles discutiram temas importantes para a reflexão dos futuros profissionais da UNIFEI.

Em sua palestra Bruno Casagrande, da Fundação Vanzolini, abordou a certificação de edificações sustentáveis. Ele apresentou os benefícios econômicos e socioambientais destes tipos de obras, como a redução no consumo de água e energia elétrica, que pode chegar a 60% em relação às construções tradicionais.

A avaliação do impacto econômico e do conforto térmico e acústico das construções civis são importantes, mas não suficientes para que o conceito de sustentabilidade seja aceito pelos engenheiros, arquitetos e pelos consumidores em geral, esta foi a visão apresentada pela arquiteta Stella de Oliveira Cândido. Para ela a sustentabilidade virou marketing e os profissionais precisam ser mais criteriosos ao avaliar e trabalhar com este conceito na prática. Ouça aqui a matéria de Nicole Gomes e saiba mais detalhes sobre o evento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s