II Encontro de Economia do Sul de Minas apresenta a inovação como o caminho para o desenvolvimento econômico

Prof. Dr. José Renato Carvalho Gomes, diretor do INPI/BH durante apresentação na UNIFEI

Esta semana a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) sediou II Encontro de Economia do Sul de Minas. O evento contou com a presença de alunos de graduação e pós-graduação da UNIFEI e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM); além de representantes da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT) e do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI).

Apoiado pela FAPEMIG e pelo Conselho Regional de Economia, e organizado pelo Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (NITTE) da UNIFEI o encontro trouxe profissionais renomados. Eles abordaram em suas palestras temas como prospecção tecnológica e os desafios do empreendedorismo em empresas de base tecnológica.

Segundo o Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos, organizador do evento e diretor de Inovação do NITTE, o objetivo do segundo encontro de economia foi tratar sobre a inovação, aproveitando o espírito inovador e empreendedor que existe na universidade.

Professora da UNIFEI campus Itabira, a Dra. Liliam Barros Pereira Campos, apresentou os conceitos empreendedores presentes no livro “As cartas de Tsuji: a história de um pesquisador e seus alunos abrindo uma empresa de base tecnológica”. A história ficcional é baseada em experiências pessoais da professora, seus colegas e coautores da obra. No livro o protagonista passa por vários desafios ao decidir empreender e revela aos poucos os caminhos para o sucesso.

Na sequência o Prof. Dr. José Renato Carvalho Gomes, diretor do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) de Belo Horizonte apresentou os caminhos para proteger um produto ou processo e a importância econômica por trás desta ação. Mecanismos como o Centro de Divulgação, Documentação e Informação Tecnológica (CEDIN), a Classificação Internacional de Patentes (CIP) e o Programa de Fornecimento Automático de Informações Tecnológicas (PROFINT) foram apresentados aos presentes.

Ouça aqui a matéria de Nicole Gomes e confira mais detalhes sobre a segunda edição do Encontro de Economia do Sul de Minas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s