PRÉ-INCUBAÇÃO 2012 – Alunos selecionados começam a ser capacitados pelo programa

O Programa de Pré-Incubação 2012/2013 da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) conta com 29 participantes que aprovaram 12 projetos através do processo seletivo. Os alunos serão capacitados através de cursos, oficinas, consultorias, coaching e encontros de aconselhamento, até chegar à graduação, quando estarão prontos para ter a empresa incubada ou para lançar o negócio no mercado.

Os pré-incubados tiveram seu primeiro contato com o programa através da reunião de abertura do ciclo, que aconteceu no final do mês de junho. Nela foi apresentado o cronograma e introduzidos conceitos sobre o Programa de Pré-Incubação. Agora no início de agosto teve início o primeiro curso do programa, “Comportamento Empreendedor”, que é ministrado pelo professor Luiz Eugênio Pasin.

O Programa de Pré-Incubação da UNIFEI é parceiro do SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Portanto, os alunos pré-incubados terão contato com consultores por meio de cursos e oficinas, gratuitamente, a partir de setembro.

Confira o depoimento de três pré-incubados que participam deste ciclo. Ricardo Mello Di Benedetto se inscreveu com o projeto Fibraz – Soluções Inovadoras em Fibras; Carlos Alberto de Carvalho Tirelli e Nicolas Van Tilburg Bernardes atuam juntos em dois projetos diferentes, “MaxInn – Engineering projects” e “InnConceptZ – Creative Products”.

“Olá a todos,
Meu nome é Ricardo Mello Di Benedetto e sou formado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Procurei a UNIFEI com o propósito de realizar um mestrado na área de Engenharia de Materiais, de modo a ampliar meus conhecimentos e me especializar. Diante da grande promoção do programa de pré-incubação na UNIFEI, na qual é oferecido todo um suporte técnico, científico e financeiro à novos empreendedores, foi possível unir a proposta do mestrado com o nascimento de um novo negócio. Acreditar que a ciência produz tecnologia e gera inovação é a regra do jogo. O programa de Pré-incubação da UNIFEI fornece apoio a novas ideias e ajuda o desenvolvimento do País.
O projeto “Fibraz – Soluções Inovadoras em Fibras” é uma proposta inovadora e pioneira para regiões produtoras de banana. Trata-se de uma fábrica Modelo que processa o caule da bananeira e realiza a extração da fibra, vista como matéria-prima sustentável e renovável. O projeto envolve questões relacionadas à preservação ambiental, de responsabilidade social, de geração de empregos e de caráter tecnológico. A dificuldade maior está em dar o primeiro passo e na direção correta. Questão resolvida pelo programa de pré-incubadoras da UNIFEI, que direciona e coordena o processo de preparação de novos negócios. Estou apostando forte nesta ideia!”

“MaxInn
Desde os meus 17 anos, quando terminei um curso técnico em eletrônica, eu, Nicolas, que sempre adorei trabalhar com projetos técnicos, sempre pensava em abrir uma empresa no ramo. No ano passado, vi uma grande oportunidade de começar a concretizar a minha ideia através do projeto de Pré-Incubação da UNIFEI, logo, juntamente com outros dois amigos da universidade, entramos no projeto com uma empresa de projetos e desenvolvimento em engenharia, porém, devido à dinâmica da faculdade e nossas atividades extracurriculares, não conseguimos levar adiante o projeto. Todavia, nesse ano, juntamente com o Carlos, durante nossas viagens juntos de volta para casa, percebemos que nossas ideias assemelham-se em muito na área profissional, e sempre falávamos sobre quando iríamos montar a nossa própria empresa. Foi quando lembrei do projeto de pré-incubação da UNIFEI, e avisei o Carlos sobre ele. Com isso, não 100% satisfeitos com somente a ideia da empresa de projetos, entramos no projeto de pré-incubação com duas ideias de negócio, sendo uma a MaxInn, que fornecerá serviço de projetos e consultoria, focando na “Máxima Inovação” em engenharia, e a InnConceptZ, fornecento produtos e soluções tecnológicas ‘Inovando Conceitos’.”

“InnConceptZ
A ideia da InnConcetpZ se formou numa viagem, onde estávamos, eu, Carlos, e o Nícolas, meu sócio, voltando das cidades onde nascemos para Itajubá. Estávamos conversando sobre expectativas de vida, trabalho, e entramos no assunto de montar uma empresa. O Nícolas comentou que no passado já havia pensado em algumas coisas, e até entrou no processo de pré-incubação, mas por alguns motivos, não tinha ido para frente. Esta sua ideia era de uma empresa de serviços na área de tecnologia e inovação. Eu havia comentado que era louco por tecnologia e inovação também, mas preferia uma empresa voltada a produtos. Entre estas conversas, por termos grande amizade e pensamento muito parecido na área profissional, conversamos sobre montar uma sociedade no futuro, e sempre conversávamos sobre isto. Quando abriu o processo seletivo para pré-incubação, o Nícolas ficou sabendo e me avisou. Dentro de alguns dias, acabamos nos reunindo e colocando nossas ideias na mesa, acertando exatamente qual seria o caminho a ser traçado, as primeiras ideias a ganharem asas. Acabamos optando pela criação de duas empresas, uma de serviços, outra de produto. O nome InnConceptZ foi escolhido por fazer menção à inovação de conceitos, algo que nos fascin”.

Quer conhecer mais sobre o Programa de Pré-Incubação da UNIFEI? Então acesse o site através do site da UNIFEI clicando em Incubadoras no menu esquerdo da página, e depois selecionando “Programa de Pré-Incubação” ou acessando o link.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s