Candidatos a reitor debatem no campus de Itabira

Os candidatos a reitor da Unifei, Dagoberto Almeida, Paulo Shigueme, Afonso Henriques e Alexandre Barbosa durante o debate no Campus de Itabira.

O debate realizado no último dia 07 de agosto no auditório do Campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), unidade de Itabira, entre os candidatos a reitor Afonso Henriques Moreira Santos, Alexandre Augusto Barbosa, Dagoberto Alves de Almeida e Paulo Shigueme Ide, contou com a presença de alunos, servidores técnico-administrativos e servidores professores. O encontro foi promovido e transmitido pela Rádio Universitária, com mediação da jornalista Nilcéia Fraissat. Segundo a direção da Rádio, as reuniões preparatórias e a condução do debate foram marcadas pela independência, objetividade, imparcialidade, verdade, precisão, equidade e confidencialidade da equipe de Comunicação Social da Universidade.

O debate foi dividido em cinco blocos e teve início com a apresentação individual dos candidatos, leitura de mini currículo e os principais motivos pelos quais se candidataram ao cargo máximo da Unifei. Foi seguido na íntegra o regulamento consensado entre a direção da Rádio Universitária, a Comissão Eleitoral e os representantes dos candidatos que aprovaram assinando o documento final.

Os candidatos responderam as perguntas de uma enquete que contou com a participação de todos os segmentos da universidade e da sociedade organizada (técnico-administrativos, professores, alunos e sociedade). Foram colocados temas de maior incidência na pesquisa, todos de caráter institucional sem distinção entre um campus e outro, mas de acordo com o resultado da enquete cuja metodologia de tabulação foi previamente conhecida pelos candidatos. Os temas versaram sobre propriedade intelectual, a situação das patentes e a pesquisa na Unifei, o papel da extensão universitária, a manutenção e expansão das instalações físicas do Campus Universitário e os registros das discussões e deliberações realizadas nas reuniões do Conselho Universitário.

Em outro momento do debate, a plateia participou com perguntas que foram depositadas em uma urna e posteriormente sorteadas aleatoriamente para os candidatos. As perguntas antes de serem anunciadas pela mediadora eram avaliadas pela direção da Rádio Universitária e pela Comissão Eleitoral, conforme previsto em regulamento. Foram abordados os temas investimento no Campus de Itabira, mobilidade de professores entre os dois campi, entre outros. Além de responder, cada candidato comentou a resposta do colega.

No quarto bloco, os candidatos puderam fazer perguntas uns para os outros. Foram abordados os diversos níveis de centralização e descentralização da gestão universitária; os investimentos para a retomada do Programa PAEDA- Parque de Alternativas Energéticas para o Desenvolvimento Auto-Sustentável; a aplicação dos recursos financeiros da empresa Vale, da Prefeitura de Itabira e do Governo Federal no campus de Itabira e as estratégias de captação de recursos para contemplar os dois campi; como evitar a evasão escolar em curto prazo; a gestão de pessoas na instituição; as funções do cargo de vice-reitor e a situação atual e perspectivas futuras da infraestrutura e da contratação de professores para Itabira.

O debate foi encerrado com as considerações finais dos quatro candidatos.

Ouça aqui:

DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A REITOR – Apresentação inicial

DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A REITOR – Perguntas da enquete

DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A REITOR – Perguntas da plateia

DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A REITOR – Perguntas entre candidatos

O segundo encontro entre os postulantes a reitor da Unifei está marcado para o próximo dia 21 de agosto, no Campus de Itajubá, também com transmissão ao vivo pela Rádio Universitária pelo linkwww.unifei.edu.br/radio.

O processo eleitoral para o novo reitor da Unifei envolve uma consulta prévia a sua comunidade acadêmica, bem como aos representantes da sociedade civil organizada, tanto no campus de Itajubá como de Itabira, no próximo dia 23 de agosto. De acordo com o calendário eleitoral, o Conselho Universitário irá se reunir no dia 27 deste mês para elaboração da lista tríplice dos candidatos a reitor a ser enviada ao Ministério da Educação, em Brasília.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s