Especial – Os ganhos econômicos e sociais da eficiência energética

UNIFEI, há 98 anos produzindo ciência e tecnologia de alto impacto

Utilizar a energia elétrica de forma sustentável é a proposta da Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica.  Instituída em 2001, a lei 10.295 determina os níveis de consumo específico e de eficiência energética, de máquinas e aparelhos consumidores de energia.

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, informa os consumidores sobre a eficiência energética de cada produto através do Programa Brasileiro de Etiquetagem. O programa estimula os consumidores a realizarem uma compra consciente e conta com a parceria da Eletrobrás, através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – o Procel; e da Petrobras, através do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural – o Conpet.

Segundo informações do site da Eletrobrás, o Selo Procel de Economia de Energia indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. O objetivo é estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.

A UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá, através do Excen, Centro de Excelência em Eficiência Energética, desenvolve estudos e tecnologias na área de eficiência energética com o apoio da Eletrobrás, Ministério de Minas e Energia e da Cemig.

Um dos projetos é estimar a quantidade de energia que se deixou de gastar por causa do uso de sistemas inteligentes e econômicos, como lâmpadas e eletrodomésticos eficientes. Ouça AQUI.

Ouça também:

UNIFEI terá um centro gerador de conhecimento sobre asas rotativas

Pré-incubação analisa mercadologicamente as ideias dos participantes

Engenharia de Tecidos pode reconstruir tecidos humanos

 

Expediente:

Produção – Jornalista Nicole Gomes.

Locução – Monitores Rafael Pinho, Glauber de Paula e Mateus Teixeira.

Entrevistado – Prof. Dr. Luiz Augusto Horta Nogueira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s