Especial – Pré-incubação analisa mercadologicamente as ideias dos participantes

UNIFEI – Há 98 anos desenvolvendo ciência e tecnologia de alto impacto.

A existência de pessoas empreendedoras é primordial para o surgimento de qualquer iniciativa empresarial. São os empreendedores que impulsionam a criação de novas empresas, a inovação nas instituições e a dinamização de ideias e projetos.

Ensinar os alunos a empreender e estimular a sua pró-atividade tem sido um desafio para muitas instituições de ensino. Porém, enxergar neste comportamento uma oportunidade de crescimento econômico é essencial para gerar produtividade, inovação e consequentemente, empregos.

Com o sentido de desenvolver as habilidades empreendedoras dentro do ambiente universitário, a UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá, criou o Programa de Pré Incubação. Neste ambiente institucional, ideias e projetos são validados e testados levando em consideração a viabilidade mercadológica.

O objetivo do programa é constituir um “spin-off acadêmico”, ou seja, uma empresa criada para explorar a propriedade intelectual desenvolvida em uma instituição acadêmica.

O programa permite a participação de pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação e pessoal técnico administrativo. E este ano o programa inovou ao pré-incubar ideias da Universidade Federal de Alfenas, a UNIFAL.

Ao participar do Programa, os pré-incubados amadurecem suas ideias, elaboram um plano de negócios consistente e avaliam o negócio que pretendem desenvolver mercadologicamente. Assim, ingressam no mercado de trabalho com ideias capazes de gerar negócios de sucesso.

Nesta reportagem especial em comemoração aos 98 de fundação da UNIFEI, você conhece o funcionamento do Programa de Pré-Incubação desenvolvido pela universidade, e confere o depoimento dos participantes, aqui da UNIFEI e da UNIFAL. Ouça a reportagem completa AQUI.

Ouça também:

Engenharia de Tecidos pode reconstruir tecidos humanos

Regeneração óssea é promessa para restaurar ossos que sofreram trauma ou doença periodontal

Unifei desenvolve tratamento mais eficiente para o câncer

Expediente:

Produção – Jornalista Nicole Gomes

Locução – Monitores Rafael Pinho e Guilherme Oraboni. Jornalista Nicole Gomes.

Entrevistados – Gestores do Programa: Dr. Luis Pasin e Dr. Adler Diniz. Participantes da UNIFEI: Jeferson Simões, Tadeu Scoraparin e Juliano Simões. Participantes da UNIFAL: Bárbara Cardoso, Josiane Ferreira Pires, Amanda Latercia Tranches Dias, Jéssica Fernandes de Eleoterio, Laila Lopes de Amorimc e Vanessa Bergamin Boralli Marques.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s