Literarte – Paulo Nogueira

Turma do Pererê, Paulo Nogueira é o personagem Coruja

No Literarte desta semana o convidado foi o acadêmico Paulo Nogueira. Ele ocupa a cadeira número 01, da qual o patrono é o Sr. Albino Alves Filho.

Na primeira parte do programa, Paulo Nogueira apresenta seu livro “As Nuvens”, onde faz comparação entre os tipos de nuvens e os tipos de poemas. Os cúmulos são os sonetos, blocos compatos. Os cirros, menores e leves, são os haikais poema de 14 sílabas.

O acadêmico revela que escreve desde a época da faculdade e que mostrava seus trabalhos para os colegas da república. Um deles era Ziraldo, que cursou direito junto com Paulo Nogueira.

Ziraldo inovou criando a primeira história em quadrinhos com personagens brasileiros, numa época onde o mercado era dominado por Walt Disney.

A “Turma do Pererê” foi inspirada no Saci Pererê, e seus personagens ganharam os nomes de seus amigos. A história criada por ele virou uma revista, e depois uma série de TV.

Paulo Nogueira é o Professor Nogueira, representado pelo personagem Coruja. Confira mais detalhes sobre esta história na entrevista.

Na segunda parte do programa, Paulo Nogueira lê um soneto que faz parte de seu livro “As Nuvens”, escrito em 1954 chamado “Incógnita”, sobre uma mulher de olhar misterioso e inspirador.

Paulo revela seu segredo para escrever sonetos, começar pelo último verso, a chamada “chave de ouro”. O acadêmico conta sua vontade de reunir outros textos e escrever mais livros.  Ouça aqui o programa completo.

Literarte é um programa produzido pela jornalista Nicole Gomes em parceria com a Academia Itajubense de Letras, AIL e vai ao ar pela Rádio Universitária AM 1570 Khz todas as terças e sextas-feiras às 14h30.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s