Nanotecnologia: Pesquisadores da UNIFEI desenvolvem capsula capaz de transportar medicamento dentro do organismo.

Dados do INCA, Instituto Nacional de Câncer, mostram que a estimativa para novos casos de câncer em 2011, será maior que em 2010. Ao todo serão mais quatrocentos mil novos casos.

Além de ter que lidar com fato de ter uma doença grave, os pacientes precisam suportar os efeitos colaterais provocados pelos tratamentos.  Segundo especialistas o tratamento de câncer pode ser realizado por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea.

Em muitos casos é necessário combinar mais de uma modalidade. Os efeitos colaterais mais comuns provocados pela radioterapia e quimioterapia são náuseas, vômitos fadiga, perda de apetite, inflamações na pele e perda de cabelo. A quimioterapia pode também enfraquecer o sistema imunológico e deixar o doente vulnerável a infecções que podem levar a morte. Todos os problemas e dificuldades podem estar com dias contados.

Pesquisadores da UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá estão desenvolvendo uma capsula capaz de transportar o medicamento dentro do organismo. A idéia é fazer com que o medicamento entre na correte sanguínea dentro de cápsulas e alcance de maneira seletiva as células cancerígenas. Segundo os pesquisadores o método garante pouca interação com as células saudáveis, diminuindo os efeitos colaterais. Ouça a matéria completa no link: Matéria completa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s